Pular para o conteúdo principal

5 sinais de que você precisa de terapia



Antes de qualquer coisa: se você já fez terapia alguma vez na sua vida, não importa o tempo que durou ou a quanto tempo atrás isso aconteceu, você pode voltar a qualquer momento para a terapia, quando quiser.


Todos nós passamos por muitos momentos desafiadores na nossa vida, momentos bons e momentos ruins, e em alguns desses momentos podemos querer contar nossos desafios ou ouvir uma pessoa que seja imparcial diante da nossa história.


Sendo assim, independente do que você esteja vivenciando e enfrentando, você pode escolher fazer terapia. Terapia é para qualquer pessoa. 


Mas vamos aos sinais:

Sinal 01: você chora ou fica constantemente triste, sem motivo algum.

Em atividades cotidianas diárias, diante de qualquer pessoa, sem fundo emocional algum, você não tem controle sobre seu choro ou sentimento de tristeza. Quando isso acontece com frequência, quase todos os dias, com uma intensidade difícil de controlar e você não consegue compreender o porquê, é um sinal que você precisa buscar ajuda profissional. 


Sinal 2: constantes pensamentos negativos.

Quando em sua cabeça os pensamentos negativos começam a dominar, sem nenhum critério, sendo pensamentos negativos sobre você, sobre as outras pessoas, sobre o mundo, isso não está normal. Muitas vezes não conseguimos conversar com outras pessoas sobre isso, preferimos nos fechar e não compartilhar. Outras vezes as próprias pessoas ao nosso redor relatam que somos sempre negativos com tudo e não conseguimos controlar essa negatividade, por isso é preciso buscar por terapia.


Sinal 03: comportamento compulsivos negativos.

Muitas vezes podemos alterar nossos comportamentos e passar a comer em excesso e/ou compulsivamente; outras vezes decidimos nos cortar, arranhar, beliscar, morder ou arrancar os cabelos; podemos aumentar absurdamente o uso de drogas lícitas e ilícitas passando a perder o controle; ou ainda desenvolver comportamentos de risco relacionados à violência e sexo. Comportamentos que antes eram esporádicos ou controlados passam a ser constantes. Qualquer mudança de comportamento neste sentido já é sinal que você precisa de ajuda profissional. 


Sinal 04: emoções dominando sua vida.

Podemos passar por períodos na vida que somos dominados por nossas emoções. Muitas vezes nos pegamos sentindo muita raiva, uma raiva tão intensa que nos faz perder o controle: brigar no trânsito, gritar com pessoas queridas, maltratar pessoas que nos servem, uma real falta de controle emocional. Outras vezes podemos não controlar o ciúmes, atrapalhando nossos relacionamentos. Ou talvez medos em excesso nos impossibilitam de viver de forma satisfatória. Quando percebemos que quem nos comanda são emoções intensas, é preciso buscar por terapia.  


Sinal 05: pensamento de morte.

Vontade de morrer, de sumir, de desaparecer, mesmo que sejam rápidos e passageiros, podem ser um sinal que a vida está muito difícil de suportar. Se a morte pode ser uma possível saída para seus problemas, você precisa conversar com alguém o quanto antes. A falta de perspectivas diante da vida nos faz pensar em coisas que muitas vezes não queremos fazer realmente. Se você tem esse tipo de pensamento, preciso que você marque uma terapia agora. 


Os cinco sinais acima demonstram claramente que você precisa conversar com alguém. Que seus pensamentos e comportamentos não estão adequados para se ter uma vida saudável, com uma boa saúde mental. Conversar com alguém que realmente possa te ouvir, te orientar, livre de qualquer julgamento, de forma imparcial, pode te ajudar a compreender o porquê desse seu funcionamento. 


Um bom terapeuta será imparcial diante de suas dificuldades, te ensinará técnicas e ferramentas para lidar com elas e diminuir as chances delas voltarem. Saiba que em qualquer momento da sua vida você pode buscar terapia. Não precisa de um motivo específico. O desejo de se sentir melhor já é suficiente. A terapia é um espaço seguro onde você pode se abrir, ser você mesmo e buscar seu bem estar emocional. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

03 formas de vencer a ansiedade social

       Primeiro precisamos definir ansiedade: um estado de preocupação, nervosismo ou mal-estar típico sobre um evento que vai acontecer ou algo com resultado incerto. Já na ansiedade social essa preocupação, nervosismo e mal-estar estão relacionados principalmente às interações sociais. Pra gente entender melhor, preciso te explicar a ansiedade como um todo. A ansiedade é uma característica humana comum capaz de fazer  enfrentarmos desafios, ir alem, avançar em espaços e conquistas. Acontece que, quando em estado patológico, atrapalha e muito nossa vida.      A ansiedade é criada e sustentada por 3 componentes diferentes: o fisiológico, o pensamento (cognitivo) e o comportamento. O componente fisiológico é caracterizado pelo que sentimos em nosso corpo: coração acelerado, sudorese nas mãos, rosto avermelhado e quente, e até sensação de desmaio. E o primeiro componente que as pessoas notam quando estão muito ansiosas. Num ataque de pânico, por exe...

O que os psicólogos realmente pensam?

Há ainda muito misticismo e falta de conhecimento em torno de fazer terapia e dos psicoterapeutas. Muitas pessoas acreditam que durante a terapia apenas conversamos, jogamos conversa fora; outros acreditam que só conversamos e outros ainda podem achar que temos poderes mágicos, trabalhamos com adivinhação e bola de cristal, segredos ocultos e estratégias milagrosas fazendo as coisas acontecerem.      Mas é óbvio que somos seres humanos, apenas pessoas normais que gostam de trabalhar com pessoas. Temos dias bons e ruins, alguns de nós fazem um excelente trabalho, outros são péssimos, alguns trabalham horas e horas e atendem uma tonelada de pacientes, outros são mais específicos e atendem demandas mais específicas. Mas o que acontece nos bastidores dos atendimentos? O que pensamos sobre nossos pacientes? Neste momento, surgem grandes dúvidas na cabeça das pessoas que são atendidas por psicólogos: 1º grande dúvida : o que fazemos entre 1 paciente e outro? Por que sessões tem...

Por que você não gosta de nada?

  ANEDONIA: incapacidade de sentir prazer em atividades que você gostava muito, tinha prazer em realizar, e hoje não gosta mais. Um exemplo: se antes você gostava de sair com os amigos, sentar num barzinho, rir e jogar conversa fora, mas agora isso parece muito trabalhoso, muito difícil, e mesmo quando você sai com eles você só pensa em estar em casa, voltar logo para sua casa, pra sua cama … isso é a anedonia. Simplesmente não sentir mais prazer em coisas que antes você gostava muito.  Antes de entender um pouco mais sobre isso, eu quero dizer que isso é um sinal importante de que as coisas não estão bem aí na sua cabeça. Você pode até pensar que não é mais a mesma pessoa de antes, que não é capaz de gostar de mais nada, a comida perde o sabor, as habilidades sociais vão diminuindo, as pessoas vão se afastando e aos poucos tudo perde a cor.   Anedonia é um sintoma de muitos transtornos mentais. A princípio as pessoas relacionam com depressão maior, mas pode fazer p...