Pular para o conteúdo principal

Será só cansaço ou sintomas de ansiedade?

Engraçado como a vida vai acontecendo e muitas vezes nem nos damos conta de como estamos vivendo. As semanas vão passando, os dias voando e quando paramos para respirar, já se passou mais um mês. Dia após dia o "viver no automático" vai engolindo a gente.

Uma dor de cabeça ao final do expediente, uma forte azia na manhã de segunda-feira, o cansaço que bate mesmo dormindo o necessário....uma vida sendo baseada em analgésicos e antiácidos. 

O que será que anda acontecendo com a gente?

Tenho certeza que muitos dirão que isso não é nada, é somente cansaço e estresse da rotina frenética que estamos vivendo. Mas será que é isso mesmo? E se for, por que estamos passando por cima das nossas percepções, mesmo sentindo no corpo e na mente as consequências?

E se essa "alta rotação" que estamos nos colocando levar a um transtorno mental. Sim. Transtornos mentais sendo desencadeados por estresse intenso, constante e ininterrupto. Estou falando de ansiedade. Ou melhor, sobre o transtorno de ansiedade generalizada.

TAG (como é conhecido o transtorno de ansiedade generalizada), tem como principais características um estado persistente de ansiedade e inquietação intensa com excessiva preocupação e medo de forma generalizada. A pessoa com TAG, geralmente sente exaustão física e mental, dorme mal, sente constantes dores de cabeça e no estômago, não consegue se concentrar facilmente, procrastina muitas atividades e apresenta comportamentos hiperativo. 

Não é difícil percebermos estas características em nós ou em pessoas próximas. Por isso, fiquem atentos ao seu modo de vida, ao seu corpo, aos seus pensamentos. Preste mais atenção em você. 

Se você apresenta as características acima, na maior parte do seu dia, quase todos os dias, a pelo menos 6 meses, procure ajuda profissional. Você pode estar sofrendo de transtorno de ansiedade generalizada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

03 formas de vencer a ansiedade social

       Primeiro precisamos definir ansiedade: um estado de preocupação, nervosismo ou mal-estar típico sobre um evento que vai acontecer ou algo com resultado incerto. Já na ansiedade social essa preocupação, nervosismo e mal-estar estão relacionados principalmente às interações sociais. Pra gente entender melhor, preciso te explicar a ansiedade como um todo. A ansiedade é uma característica humana comum capaz de fazer  enfrentarmos desafios, ir alem, avançar em espaços e conquistas. Acontece que, quando em estado patológico, atrapalha e muito nossa vida.      A ansiedade é criada e sustentada por 3 componentes diferentes: o fisiológico, o pensamento (cognitivo) e o comportamento. O componente fisiológico é caracterizado pelo que sentimos em nosso corpo: coração acelerado, sudorese nas mãos, rosto avermelhado e quente, e até sensação de desmaio. E o primeiro componente que as pessoas notam quando estão muito ansiosas. Num ataque de pânico, por exe...

O que os psicólogos realmente pensam?

Há ainda muito misticismo e falta de conhecimento em torno de fazer terapia e dos psicoterapeutas. Muitas pessoas acreditam que durante a terapia apenas conversamos, jogamos conversa fora; outros acreditam que só conversamos e outros ainda podem achar que temos poderes mágicos, trabalhamos com adivinhação e bola de cristal, segredos ocultos e estratégias milagrosas fazendo as coisas acontecerem.      Mas é óbvio que somos seres humanos, apenas pessoas normais que gostam de trabalhar com pessoas. Temos dias bons e ruins, alguns de nós fazem um excelente trabalho, outros são péssimos, alguns trabalham horas e horas e atendem uma tonelada de pacientes, outros são mais específicos e atendem demandas mais específicas. Mas o que acontece nos bastidores dos atendimentos? O que pensamos sobre nossos pacientes? Neste momento, surgem grandes dúvidas na cabeça das pessoas que são atendidas por psicólogos: 1º grande dúvida : o que fazemos entre 1 paciente e outro? Por que sessões tem...

Por que você não gosta de nada?

  ANEDONIA: incapacidade de sentir prazer em atividades que você gostava muito, tinha prazer em realizar, e hoje não gosta mais. Um exemplo: se antes você gostava de sair com os amigos, sentar num barzinho, rir e jogar conversa fora, mas agora isso parece muito trabalhoso, muito difícil, e mesmo quando você sai com eles você só pensa em estar em casa, voltar logo para sua casa, pra sua cama … isso é a anedonia. Simplesmente não sentir mais prazer em coisas que antes você gostava muito.  Antes de entender um pouco mais sobre isso, eu quero dizer que isso é um sinal importante de que as coisas não estão bem aí na sua cabeça. Você pode até pensar que não é mais a mesma pessoa de antes, que não é capaz de gostar de mais nada, a comida perde o sabor, as habilidades sociais vão diminuindo, as pessoas vão se afastando e aos poucos tudo perde a cor.   Anedonia é um sintoma de muitos transtornos mentais. A princípio as pessoas relacionam com depressão maior, mas pode fazer p...