Pular para o conteúdo principal

Sentir-se útil

 


A vida é movimento. Uma vida parada contradiz nossa existência. Todos nós existimos e desempenhamos papéis, atividades que nos proporciona certo valor. A pessoa não pode existir apenas. O ser humano precisa mais que isso para sua satisfação pessoal. 

E a melhor forma, eu diria a única forma de não apenas existir, e sendo útil. Ser útil as pessoas ao seu redor, ser útil a sua família, no seu trabalho e/ou na sua comunidade. Viver é trabalhar, antes de tudo. E trabalhar e fazer algo por alguém.

Pessoas que não tem ações não encontram a felicidade. A felicidade só surge onde a pessoa se sente útil. Quando se sente inútil (e na maioria das vezes ela é mesmo) por não desempenhar uma função que lhe traga satisfação, é natural não sentir-se feliz, satisfeita consigo mesmo e acaba sentindo algo estranho dentro dela. Uma falta de sentido.

Sentir-se útil é desempenhar um papel junto aos demais. E vamos ser sinceras: muitas pessoas não agregam nada à vida dos outros e até atrapalham. Querem ser sustentadas, são mimadas, carregadas nos braços, sem precisar doar os seus esforços aos demais. O que podem querer com tamanha falta de iniciativa? Somente o tédio e a infelicidade… característica dos preguiçosos!

Sentir-se útil é a chave de tudo! O ser humano se sente motivado. Nada melhor do que sermos reconhecidos pelo que fazemos. Isso faz com que criamos forças para seguir adiante, encarando os desafios com coragem e determinação. Qual é a motivação que pode encontrar alguém que não se sente útil? 

A felicidade está onde nos sentimos uteis!!! Pense nisso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

03 formas de vencer a ansiedade social

       Primeiro precisamos definir ansiedade: um estado de preocupação, nervosismo ou mal-estar típico sobre um evento que vai acontecer ou algo com resultado incerto. Já na ansiedade social essa preocupação, nervosismo e mal-estar estão relacionados principalmente às interações sociais. Pra gente entender melhor, preciso te explicar a ansiedade como um todo. A ansiedade é uma característica humana comum capaz de fazer  enfrentarmos desafios, ir alem, avançar em espaços e conquistas. Acontece que, quando em estado patológico, atrapalha e muito nossa vida.      A ansiedade é criada e sustentada por 3 componentes diferentes: o fisiológico, o pensamento (cognitivo) e o comportamento. O componente fisiológico é caracterizado pelo que sentimos em nosso corpo: coração acelerado, sudorese nas mãos, rosto avermelhado e quente, e até sensação de desmaio. E o primeiro componente que as pessoas notam quando estão muito ansiosas. Num ataque de pânico, por exe...

O que os psicólogos realmente pensam?

Há ainda muito misticismo e falta de conhecimento em torno de fazer terapia e dos psicoterapeutas. Muitas pessoas acreditam que durante a terapia apenas conversamos, jogamos conversa fora; outros acreditam que só conversamos e outros ainda podem achar que temos poderes mágicos, trabalhamos com adivinhação e bola de cristal, segredos ocultos e estratégias milagrosas fazendo as coisas acontecerem.      Mas é óbvio que somos seres humanos, apenas pessoas normais que gostam de trabalhar com pessoas. Temos dias bons e ruins, alguns de nós fazem um excelente trabalho, outros são péssimos, alguns trabalham horas e horas e atendem uma tonelada de pacientes, outros são mais específicos e atendem demandas mais específicas. Mas o que acontece nos bastidores dos atendimentos? O que pensamos sobre nossos pacientes? Neste momento, surgem grandes dúvidas na cabeça das pessoas que são atendidas por psicólogos: 1º grande dúvida : o que fazemos entre 1 paciente e outro? Por que sessões tem...

Por que você não gosta de nada?

  ANEDONIA: incapacidade de sentir prazer em atividades que você gostava muito, tinha prazer em realizar, e hoje não gosta mais. Um exemplo: se antes você gostava de sair com os amigos, sentar num barzinho, rir e jogar conversa fora, mas agora isso parece muito trabalhoso, muito difícil, e mesmo quando você sai com eles você só pensa em estar em casa, voltar logo para sua casa, pra sua cama … isso é a anedonia. Simplesmente não sentir mais prazer em coisas que antes você gostava muito.  Antes de entender um pouco mais sobre isso, eu quero dizer que isso é um sinal importante de que as coisas não estão bem aí na sua cabeça. Você pode até pensar que não é mais a mesma pessoa de antes, que não é capaz de gostar de mais nada, a comida perde o sabor, as habilidades sociais vão diminuindo, as pessoas vão se afastando e aos poucos tudo perde a cor.   Anedonia é um sintoma de muitos transtornos mentais. A princípio as pessoas relacionam com depressão maior, mas pode fazer p...