Pular para o conteúdo principal

A sequência Perfeita!

Por várias vezes eu já tinha tentado mudar alguns hábitos na minha vida. Já fiz diversas promessas de ano novo, já fiz planejamentos, já comprei itens diversos para começar uma coisa nova....e sempre fracassei. Desisti rápido.

Acompanhava conteúdos excelentes na internet, ficava motivada a implementar, a fazer acontecer, começava, mas não conseguia. Desistia rápido.


Mas hoje, quando penso sobre tantos hábitos que consegui mudar e como consegui fazer essa mudança depois de tantos fracassos.... vem duas coisas na minha cabeça: lidar com a falha e... “só faz!” 

Então qual a maior diferença das pessoas que fazem uma mudança duradoura e aquelas que desistem rápido? 

Pensa comigo, o que mais dá prazer quando iniciamos um novo hábito, além do resultado?

A sequência perfeita!!!
Simmmmmm, fazer certinho, não falhar, seguir sem erros... esse é o barato.

O resultado pode ser bom, motivar...mas a sequência perfeita, sem erros, nos impulsiona. Nos faz continuar. 
Mas isso é impossível. Erramos. Falhamos. Somos humanos. É normal errar. 
Quando essa sequência é rompida, vc falha, e ela não é mais perfeita....
Vc acaba desitindo... Para mim, a principal diferença entre, quem consegue manter um hábito e quem desiste rápido, é a falha. Aliás, como lidamos com a falha.

Mas então o que fazer?
Oras, começar sabendo e tendo certeza absoluta que vc irá falhar!
Sabendo que em algum momento vc vai falhar, sua mente já está preparada. Já vai ter pensado nesta possibilidade.

Aí vem a segunda parte: “só faz!” Continua. Segue o plano.
Falhou, ok!, agora continua. 
Tá fazendo dieta e comeu um doce? OK!, continua sem comer comer doce o resto do dia e da semana...
Tá fazendo academia e não foi hoje por preguiça? OK!, vai amanhã. E depois de amanhã...e o resto da semana.
Saber que vai ter dias que vc vai furar a dieta, que vai ter preguiça, que não vai estar disposto a estudar e que vc vai continuar mesmo assim faz toda a diferença. Não somos perfeitos. 
Saber lidar com suas falhas, é muito mais importante do que saber lidar com o sucesso.

Daniela Margotti 

Comentários

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!

Postagens mais visitadas deste blog

03 formas de vencer a ansiedade social

       Primeiro precisamos definir ansiedade: um estado de preocupação, nervosismo ou mal-estar típico sobre um evento que vai acontecer ou algo com resultado incerto. Já na ansiedade social essa preocupação, nervosismo e mal-estar estão relacionados principalmente às interações sociais. Pra gente entender melhor, preciso te explicar a ansiedade como um todo. A ansiedade é uma característica humana comum capaz de fazer  enfrentarmos desafios, ir alem, avançar em espaços e conquistas. Acontece que, quando em estado patológico, atrapalha e muito nossa vida.      A ansiedade é criada e sustentada por 3 componentes diferentes: o fisiológico, o pensamento (cognitivo) e o comportamento. O componente fisiológico é caracterizado pelo que sentimos em nosso corpo: coração acelerado, sudorese nas mãos, rosto avermelhado e quente, e até sensação de desmaio. E o primeiro componente que as pessoas notam quando estão muito ansiosas. Num ataque de pânico, por exe...

O que os psicólogos realmente pensam?

Há ainda muito misticismo e falta de conhecimento em torno de fazer terapia e dos psicoterapeutas. Muitas pessoas acreditam que durante a terapia apenas conversamos, jogamos conversa fora; outros acreditam que só conversamos e outros ainda podem achar que temos poderes mágicos, trabalhamos com adivinhação e bola de cristal, segredos ocultos e estratégias milagrosas fazendo as coisas acontecerem.      Mas é óbvio que somos seres humanos, apenas pessoas normais que gostam de trabalhar com pessoas. Temos dias bons e ruins, alguns de nós fazem um excelente trabalho, outros são péssimos, alguns trabalham horas e horas e atendem uma tonelada de pacientes, outros são mais específicos e atendem demandas mais específicas. Mas o que acontece nos bastidores dos atendimentos? O que pensamos sobre nossos pacientes? Neste momento, surgem grandes dúvidas na cabeça das pessoas que são atendidas por psicólogos: 1º grande dúvida : o que fazemos entre 1 paciente e outro? Por que sessões tem...

Por que você não gosta de nada?

  ANEDONIA: incapacidade de sentir prazer em atividades que você gostava muito, tinha prazer em realizar, e hoje não gosta mais. Um exemplo: se antes você gostava de sair com os amigos, sentar num barzinho, rir e jogar conversa fora, mas agora isso parece muito trabalhoso, muito difícil, e mesmo quando você sai com eles você só pensa em estar em casa, voltar logo para sua casa, pra sua cama … isso é a anedonia. Simplesmente não sentir mais prazer em coisas que antes você gostava muito.  Antes de entender um pouco mais sobre isso, eu quero dizer que isso é um sinal importante de que as coisas não estão bem aí na sua cabeça. Você pode até pensar que não é mais a mesma pessoa de antes, que não é capaz de gostar de mais nada, a comida perde o sabor, as habilidades sociais vão diminuindo, as pessoas vão se afastando e aos poucos tudo perde a cor.   Anedonia é um sintoma de muitos transtornos mentais. A princípio as pessoas relacionam com depressão maior, mas pode fazer p...