No meu entender, afazeres domésticos são responsabilidade de todo mundo que vive na casa. E só com a colaboração de todos é possível manter a casa em ordem sem ninguém ficar sobrecarregado. Talvez isso signifique que é preciso aprender a abrir mão da perfeição. E como tudo que se ensina às crianças, leva tempo e dá trabalho.
Os minutos que um adulto gasta para organizar a bagunça depois da brincadeira, ou então para arrumar a cama ao acordar, por exemplo, se multiplicam quando são os pequenos que se esforçam para colocar tudo no lugar. É claro que seu filho de 6 anos não vai deixar a cama tão arrumada e esticadinha como você deixaria. Mas é preciso deixar que ele faça isso sozinho e incorpore a tarefa à rotina.
Por aqui, as atribuições da casa são divididas entre todos, de acordo com o que cada um é capaz de fazer. Ao meu ver, qualquer criança pode ajudar, ate mesmo as mais novinhas guardando seus brinquedos. A criança pequena mostra vontade e prazer em ajudar. Frequentemente, negamos isso a ela pelo fato de não fazer corretamente como um adulto faria, ou pelo tempo que pode demorar para concluir a tarefa, mas incentivar as crianças nas atividades domésticas contribui não só para a noção de responsabilidade, que será de acordo com cada idade, como também auxilia na construção da autonomia.
Para facilitar, eu faço uma planilha distribuindo as atividades entre todos. Outra coisa importante é que não gosto de premiar o cumprimento das tarefas - afinal, todo mundo tem a responsabilidade de manter a casa em que vive! Na maioria das vezes eu elogio o desempenho deles, tornando a realização das tarefas mais leve, mas nada além disso.
Defendo e acredito que envolver as crianças em tarefas domésticas é uma forma de ajudá-las a desenvolver um conjunto de habilidades que serão úteis para o resto da sua vida como:
- Aprender a cuidar do local onde vive;
- Responsabilidade e valorização do trabalho;
- Trabalho em equipe;
- Auto-Confiança;
- Independencia;
- Planejamento e organização.
Não pensem, muito menos subestimem a capacidade dos seus filhos. Muitas vezes achamos que os filhos não conseguiriam fazer algo sozinhos, por isso fazemos por eles. No entanto, os pequenos são capazes de muito mais do que pensamos, principalmente se forem estimulados desde cedo.
Veja abaixo alguns exemplos de afazeres domésticos:
2 – 3 anos:
- Guardar livros e brinquedos no lugar certo;
- Colocar a roupa suja no cesto depois do banho;
- Ajudar a tirar o pó de superfícies mais baixas.
4 – 5 anos:
- Colocar ração para o bichinho de estimação da família;
- Arrumar a cama;
- Ajudar a secar e a lavar louça;
- Regar plantas;
- Ajudar a preparar o lanche da escola.
6 – 7 anos:
- Dobrar toalhas;
- Ajudar a varrer o chão;
- Ajudar a preparar saladas;
- Recolher o lixo da casa.
8 – 9 anos:
- Estender e dobrar a roupa seca;
- Tirar o pó;
- Guardar compras do supermercado;
- Colocar e tirar a mesa após as refeições.
10 – 11 anos:
- Levar o cachorro para passear;
- Passar aspirador de pó nos tapetes;
- Aprender a costurar pequenos remendos.
12 anos em diante:
- Limpar a cozinha;
- Ajudar a passar roupa;
- Ajudar a preparar refeições e sobremesas.
Comentários
Postar um comentário
Obrigada pelo seu comentário!